sábado, 23 de julho de 2011

Jantar especial de sábado!

Boa Noite pessoal!!!

Essa semana fui ao mercado e encontrei ervilhas frescas, coisa rara de se encontrar por aqui, não pensei duas vezes e comprei. Geralmente faço as ervilhas com arroz normal, mas dessa vez cismei que queria tentar fazer um risoto e procurei na net algumas receitas.

Achei uma receita de risoto de ervilha fresca e bacon, no site do Wessel, achei que era uma das melhores receitas com ervilha e resolvi testar. Comprei arroz arbório, e os demais ingredientes, só tomilho fresco que não encontrei e substitui por manjericão.

E para complementar o jantar, peguei uma receita de batata gratinada, da "Cozinha caseira da Annabel".

Detalhe que nunca havia feito risoto na minha vida e apesar de simples, nem batata gratinada já havia feito, mas é assim que eu gosto, do desafio. E o resultado ficou maravilhoso, o risoto deu super certo e o gratinado também... Horas na cozinha valeram a pena.

Ps: Minha câmera anda meio rebelde e a iluminação fraca, comprometeram a qualidade da foto, mas é só para vocês terer uma noção.

Fotinhas e receita abaixo...




RISOTO DE ERVILHA FRESCA E BACON

Ingredientes

- 2 xícaras de arroz arborio
- 2 xícaras de ervilhas frescas
- 1/2 xícara de champignon laminado (esse coloquei por minha conta)
- 150 g de bacon em cubinhos
- 3 colheres (sopa) azeite extra virgem
- 1/2 xícara de cebola roxa
- 3 dentes de alho picados
- 1 galhinho de tomilho fresco (substitui por manjericão)
- 1 xícara de vinho branco seco
- 6 xícaras de caldo de galinha (usei dois envelopinhos de caldo de galinha em pó)
- 3 colheres (sopa) de queijo marcarpone (não encontrei, substitui por cream cheese)
- Queijo parmesão
- Sal e pimenta do reino branco moida na hora (não utilizei sal)

Modo de Preparo

Primeiramente coloque as ervilhas para cozinhar em uma panela com água e sal e deixe cozinhar por aproximadamente 4 minutos. Separe 1/2 xícara das ervilhas e coloque em uma tigela com gelo, para ficarem firmes, e o restante, bata no liquidificador com um pouco da água do cozimento (devo ter usado 1/3 de xícara de água). Reserve

Prepare o caldo de galinha, levei os 6 copos de água para ferver e coloquei os dois envelopes de clado de galinha em pó, deixei em fogo baixo, para não esfriar.

Em uma panela grande, coloque o azeite e frite bem o bacon, depois acrescente o alho e a cebola. Depois que a cebola estiver transparente, acrescente o manjericão e o arroz. Frite bem, para pegar bem o sabor.

Junte o vinho e cozinhe o arroz até o vinho ter evaporado. Coloque uma xícara do caldo de galinha quente e cozinhe até o arroz absorver completamente. Depois, em três etapas, coloque o restante do caldo de galinha a cada 6 minutos.

Acrecente a pimenta do reino branca moida, se necessário acrescente um pouco de sal.

Quando o arroz estiver "al dente", junte o queijo, as ervilhas e o champignon. Acrescente o creme de ervilha aos poucos para dar cor, mas sem deixar muito molhado. (Eu não gosto muito molhado, por isso não coloquei todo o creme de ervilha, mas isso fica a critério de cada um).

Para uma primeira experiência com risotos, esse deu super certo, ficou uma delícia.

E vamos as batatas...


BATATAS GRATINADAS

Ingredientes

- 8 batatas grandes
- 4 dentes de alho bem picadinhos
- 2 colheres (chá) sal
- 100 g de queijo gruyere
- pimenta do reino branca moída a gosto
- 1 xícara de creme de leite fresco

Modo de Preparo

Descasque as batatas e corte em fatias não muito finas. Unte uma forma com margarina e coloque as batatas bagunçadas mesmo, não precisa fazer camadas.

Coloque sobre as batatas o alho picado, o sal, o queijo ralado (eu coloquei o gruyere mesmo, mas pode ser o queijo de sua preferência) e o creme de leite. Misture tudo, para que todas as batatas estejam cobertas pelos ingredientes.

Leve para assar em forno 200ºC por aproximadamente 1 hora. Ela fica dourada por cima e macias por baixo.

Muuito bom também e super fácil de fazer.

Jantar super especial, num dia de inspiração para testar receitas novas. E ainda fiz uma sobremesa super legal, mas essa fica para um outro post.

Boa noite pessoal!!! 

Beijos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e críticas são muito bem vindos!!! Fiquem a vontade! Só não pode fazer bagunça!!!