quarta-feira, 6 de julho de 2011

Escondidinho de carne seca...

Boa tarde pessoal!

Tudo em paz??? Hoje vou aproveitar uns minutinhos do meu almoço para escrever esse post, hehehe...
A receita de hoje é de escondidinho, não é nenhuma novidade, existem milhões de receitas por aí, mas como eu fiz pela primeira vez, resolvi passar para vocês.

Bom, deixa eu colocar as minhas observações primeiro. A base eu busquei na internet para ter uma noção se seria diferente do que eu imaginava, mas vi que era exatamente como eu pensei em fazer.

Como nunca fiz um purê de mandioca, confesso que quando comecei a passar a mandioca pelo amassador, achei que não daria certo, porque fica uma coisa meio grudenta, claro, a textura da mandioca é diferente da batata, mas eu achei que amassando ficaria parecido com a batata (estou sendo sincera, não riam de mim, ainda tem um milhão de coisas que serão a minha primeira experiência, hehehe).

A carne seca eu desfiei tudo na mão, tirei toda gordurinha que tinha nela, demorou um tempão, mas ficou um pouco mais saudável, da trabalho, mas o resultado vale a pena.

Mas vamos à receita e fotos, seguem aí.




ESCONDIDINHO DE MANDIOCA

Ingredientes

Recheio:
- 500 g de carne seca dessalgada e desfiada
- 2 colheres (sopa) azeite
- 1 cebola média picada
- 5 dentes de alho picados
- 2 tomates maduros picados
- cheiro verde a gosto

Purê:
- 1 1/2 kg de mandioca cozida e amassada
- 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
- 2 dentes de alho bem picadinhos
- 1/2 cebola bem picadinha
- Leite quanto baste
- Sal quanto baste

Cobertura:
- 100 g de queijo mussarela
- Queiro parmesão ralado quanto baste

Modo de Preparo

Recheio: Eu gosto de tudo bem temperadinho, com bastante alho e cebola, mas esse recheio pode ser feito do jeito de cada um, com mais ou menos do que a quantidade que eu passei. 

Refogue bem o alho e a cebola no azeite, acrescente o tomate, deixe apurar um pouco e coloque a carne seca dessalgada e desfiada, se tiver muito seco, pode acrescentar um pouquinho de água.

Deixe cozinhar um pouco até secar a água e por último coloque o cheiro verde. 

Só tomem cuidado com o sal da carne seca, eu deixei na água por 6 horas, mais ou menos, trocando a água na metade do tempo e depois cozinhei na panela de pressão com bastante água por uns 40 minutos. Se ainda assim estiver muito salgada, drene a água da panela, coloque mais água e leve para cozinhar mais um pouco. 

Purê: Em uma panela, derreta a margarina e doure o alho e a cebola. Acrescente a mandioca cozida e amassada, o sal e misture bem, vá acrescentando o leite aos poucos até dar o ponto de purê. 

Mexa bem até que comece a desgrudar do fundo da panela. É bem trabalhoso essa hora, porque a mandioca fica uma massa mais difícil de mexer, devido a sua consistência, tem que ter um bom braço ou alguém para ajudar a segurar a panela.

Como a carne seca já é um ingrediente salgadinho, cuidado na hora de dosar o sal no purê, é melhor ficar com um pouco menos de sal, para compensar o recheio.

Montagem

Em um recipiente coloque um pouco de purê no fundo (algumas receitas só colocam purê por cima, eu coloquei por baixo também, mas fica a critério de cada um), o recheio por cima e cubra com o restante do purê.

Coloque as fatias de mussarela por cima e polvilhe um pouco de queijo parmesão ralado.

Leve ao forno médio até dourar ou o até que o queijo esteja bem derretido. O meu não ficou muito dourado, porque o forno não é muito forte.

Pronto, é só se deliciar. Para uma primeira vez, ficou ótimo. Espero que tenham gostado.

Beijoss...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e críticas são muito bem vindos!!! Fiquem a vontade! Só não pode fazer bagunça!!!