quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia do Amigo e um Bolo de Chocolate

Boooaaaa Noiteeee Amigos!!!

Primeiramente, FELIZ DIA DO AMIGO pra vocês!!! E já que ta todo mundo postando frases sobre a amizade, vou postar uma também.

"A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades." Millôr Fernandes

E eu acredito que a amizade seja bem isso mesmo, quando você tem um amigo, é com ele você divide tudo, suas alegrias, suas tristezas e é ele quem vai te dizer, sem te magoar, a verdade, isso SEMPRE. Uma amizade verdadeira é baseada na sinceridade, na verdade que é dita para o outro e que te dói as vezes, mas que não magoa o seu amigo. Porque amigos se entendem, amigos estão sempre presentes e prontos para te apoiar, em qualquer momento de sua vida.

E ninguém é feliz sozinho, amigos nos mostram quem somos, amigos nos fazem felizes todos os dias de nossas vidas. Eu tenho um amigo especial, um amor, um companheiro, mais que namorados, eu e o Fábio somos amigos acima de tudo...

Amigos eu tenho poucos, mas são os maiores tesouros da minha vida, porque eles são assim, VERDADEIROS!

Bom, passado os tititis do dia do amigo, vou postar hoje uma receita maravilhosa, que eu peguei no blog da Letrícia. Receita de Bolo Peteleco, eu achei super interessante essa receita, porque até então, eu só conhecia o bolo Peteleco feito com água quente e esse é feito com leite quente, que da uma textura maravilhosa para o bolo. Se eu fosse vocês faria esse bolo hoje mesmo! 

Olha as fotos aí e a receita abaixo.






BOLO PETELECO

Ingredientes

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (chá) de fermento químico em pó
- 2 xícaras de açucar
- 2 xícaras de leite bem quente
- 1 xícara de óleo de canola
- 2 ovos
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- 1/2 xícara de chocolate em pó (usei o Dois Frades)
- 1/2 xícara de cacau em pó
- Opicional: gotas de chocolate a gosto (Não coloquei porque não tinha)

Para cobertura:

- 1 potinho de Nutella
- 1 caixinha de creme de leite
- Ovomaltine a gosto

Modo de Preparo

Na batedeira, coloque o açucar peneirado, o óleo e os ovos e bata até ficar homogêneo. Pare a batedeira e acrescente a baunilha e o chocolate em pó (as duas1/2 xícaras) e bata novamente. Divida em três porções a farinha peneirada e o leite (não precisa ser exato, pode ser a olho) e alterne a farinha e o leite quente na batedeira, batendo bem, entre uma e outra adição.

Depois de tudo bem misturado, com a batedeira desligada, acrescente o bicarbonato de sódio e o fermento, também peneirados, e mexa delicadamente até que tudo esteja bem agregado.

Unte e enfarinhe uma forma com cone no meio, de capacidade para 2,4 litros (essa receita é bem grandinha) e coloque a massa. Por cima, se for utilizar, espalhe as gotas de chocolate, pode ser a gosto, ao leite, meio amargo ou branco.

Em forno pré aquecido a 180ºC, asse o bolo por aproximadamente 45 minutos ou faça o teste do palito, se ele sair limpinho, está pronto. O meu forno que é um pouco fraco, ficou na verdade 55 minutos, então vai depender da potencia do seu forno, por isso, com uns 30 a 40 minutos, dê uma verificada se já ficou bom.

Depois de pronto, deixe esfriar para desenformá-lo. Enquanto isso, prepare a cobertura.

Em uma penela, coloque a nutella e o creme de leite e ligue o fogo. Misture até obter uma mistura lisa e homogênea. 

Com o bolo frio, desenforme-o e cubra com a cobertura. Polvilhe Ovomaltine a gosto por cima.

Nas minhas fotos, como eu fiz antes de dormir e eu sou uma pessoa um pouco ansiosa, eu não deixei o bolo esfriar muito, resultado, o Ovomaltine derreteu. A primeira foto eu tirei ontem a noite e as outras hoje de manhã, como vocês perceberam, o ovomaltine sumiu!

Fiquei com medo de colocar mais e ficar muito doce, então comemos desse jeito mesmo, mas não mudou em nada o sabor desse bolo. Gente, ele é maravilhoso, fofinho, não muito doce, perfeito!

Agora se você é mais adepta à um bolo mais docinho, substitua os chocolates em pó, por achocolatado, se for para a criançada, acho que eles preferem mais doce. Mas aí, não vai ficar exatamente com essa cor escura, que é o chocolate e o cacau em pó que são responsáveis.

Não coloquei as gostas de chocolate, porque resolvi fazer esse bolo a noite e em supermercados aqui de Marília, não encontrei as gotinhas. Fiquei um pouco frustrada por conta disso, mas se vocês encontrarem, façam com as gotas, que além de lindo, deve ficar muuito bom também.

Espero que tenham gostado! Obrigada pelo carinho de todos que passam por aqui e FELIZ DIA DO AMIGOS, meus queridos AMIGOS!!!

Beijos, beijos, beijos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e críticas são muito bem vindos!!! Fiquem a vontade! Só não pode fazer bagunça!!!