sexta-feira, 24 de junho de 2011

FIFA em casa e nem era sexta-feira!

Booooaaaa noite!!

Tudo bem com vocês??? Comigo tudo ótimo, não emendei o feriado, mas meu dia foi super tranquilo. Apesar de hoje ser sexta, eu vou postar uma receita que eu fiz na quarta-feira. Não postei antes, porque estava aguardando a autorização da dona da receita, para eu poder postar e como fiz um bolo de cenoura ontem, aproveitei pra postar a receita primeiro, hehehe.

Quarta-feira, véspera de feriado teve FIFA aqui em casa, pois é, não era sexta ainda (hoje é sexta e também está tendo FIFA) e o pessoal já estava aqui de novo fazendo uma "farrinha". Hoje eu fiz bolinhas de queijo e um croquete de atum, amanhã eu posto a receita.

Então, peguei a receita do blog da Fabiana, o Figos e Funghis, gente, maravilhoso o site dela, tem receitas deliciosas e as fotos dela são incríveis. Essa receita que eu fiz, ficou maravilhosa a massa, como falei para ela, fiquei na dúvida sobre misturar o fermento biológico seco com o leite morno, porque aprendi a misturar com um pouco de farinha primeiro, antes do leite ou da água, mas fiz exatamente do jeito que ela explicou e deu super certo, a massa fica linda, cresce muito.

Bom, segue as fotos e a receita.





(rende 12 unidades)

Ingredientes Massa

- 1/3 de xícara de chá de óleo vegetal
- 1/2 copo de leite morno
- 2 copos de farinha de trigo
- 1 colher de sopa bem cheia de margarina light
- 1 ovo inteiro
- 1 envelope (10g) de fermento biológico seco instantâneo
- 1/2 colher de café de sal
- 1/2 colher de café de açúcar
- 1 gema para pincelar a massa

Modo de Preparo

Numa tigela coloque o fermento e regue com o leite morno. Mexa rapidamente com um garfo. Acrescente o óleo, o ovo inteiro e a margarina. Bata com um garfo ou batedor de arame e reserve. Enquanto isso coloque a farinha de trigo em outro recipiente com o açúcar e o sal, misture. Faça um buraco no centro e despeje ali a mistura líquida. Mexa bem com um garfo até começar a tomar consistência de massa. Nesse momento passe a massa para uma tábua enfarinhada ou bancada (o que preferir) e trabalhe a massa por alguns minutos, apenas até que ela esteja lisa e homogênea. Faça uma bola com a massa, retorne ao recipiente, polvilhe farinha por cima, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos.[Enquanto isso prepare o recheio]. 

Quando a massa estiver descansada abra com um rolo de massa em uma superfície enfarinhada até ficar na espessura desejada (quanto mais fina ficar, melhor, mas tome cuidado para não rasgar a massa quando for rechear. Abra no formato redondo como se fosse fazer uma mini pizza.

Ingredientes Recheio

- 500g de carne moída magra
- 1 pimentão vermelho sem sementes lavado e picado (não coloquei na minha receita, porque não tinha em casa)
- 1 lata de milho verde
- 2 ovos cozidos picados
- 1 cebola pequena picada
- 1 dente de alho picado
- 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada (opcional)
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 1 colher de sopa de óleo vegetal
- salsa fresca picada
- sal a gosto

Modo de Preparo

Numa panela aquela o óleo e refogue nele a cebola e o alho. Junte a carne moída e refogue bem até ficar marronzinha. Neste momento junte o pimentão, o milho verde e cozinhe em fogo baixo até o pimentão amolecer. Em seguida polvilhe o amido de milho, a salsa, o sal e misture bem. O recheio vai se tornar mais encorpado, continue mexendo em fogo baixo por mais 3 minutos. Por fim acrescente os ovos cozidos picados, a pimenta e desligue. Espere o recheio esfriar e recheie todas as massas que for abrindo, distribuindo o recheio em uma de suas metades, fechando-as em seguida em meia-lua e apertando as bordas com um garfo para que não abram no forno. Por fim pincele a gema de ovo sobre cada empanada e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º por 20 minutos, ou até perceber que a massa está levemente dourada. Não deixe passar o ponto pois toda a graça da massa está na sua consistência leve e macia.

* Também fiz uma versão de recheio de pizza, com queijo mussarela, presunto picado, tomate e orégano. Ficou tão bom quando o de carne. Ele ficou mais douradinho, porque assei no forno elétrico e nele é bem mais rápido e doura bem, no forno tradicional demorou mais e não dourou tanto, mas o resultado foi o mesmo para os dois.

Eu dobrei a massa, como não consegui afinar muito, deu um pouco menos que a quantidade que a Fabiana falou, deu 22 empanadas. Se vocês derem uma olhada no site da Fabiana, vocês vão ver que o dela ficou bem mais fininha a massa, como deve ser, a minha que ficou mais grossinha, mas mesmo assim ficou delicioso!!!

Obrigada Fabiana, adoro seu blog e as suas receitas, espero repetir muitas outras receitas suas.

Beijos pessoal...

Um comentário:

Comentários e críticas são muito bem vindos!!! Fiquem a vontade! Só não pode fazer bagunça!!!