terça-feira, 31 de maio de 2011

Semana friiiaaa... Um missoshiru pra esquentar!!!

Olá pessoal!!! Boa noite!!!

Ta um frioooozinhooo essa semana, pelo jeito o inverno chegou mais cedo esse ano...

Pra esquentar, eu que sou "japonesinha”, fiz um missoshiru, coisa que eu AMOOO!!! Eu preparei um bem completo, com bastante legumes, missoshiru não é uma coisa que você consegue passar uma "receita" certinha, você tem um leque de opções para preparar o seu. O missoshiru é uma das sopas japonesas mais conhecidas, a versão clássica ou mais básica é feita com tofu e cebolinha, mas pode ser feita com vegetais, cogumelos, frutos do mar, algas, etc.

A palavra missoshiru significa caldo de soja fermentada, onde missô significa "soja fermentada" e shiru, "caldo". Existem centenas de variedades de missô em todo o Japão, que podem ser classificadas pela cor (vermelha, branca ou cores claras), sabor (doce, adocicado ou salgado) e as diferentes combinações de ingredientes (soja com arroz, soja com trigo ou somente a soja), sempre tendo a soja como base. No Brasil consumimos mais a versão salgada.

Uma colher de sopa de missô (19 g), contém cerca de 30 kcal, 2g de carboidratos e proteínas e cerca de 15mg de cálcio. Estão presentes também as vitaminas E, B2, B12 e enzimas que auxiliam na digestão, além de todos os nutrientes inerentes à soja. Viu só, quantos benefícios!!!

Além de todos esses benefícios, pesquisas científicas sobre o missô, comprovam que existem vários efeitos positivos para quem consome uma porção diariamente (No Japão, o missoshiru é consumido diariamente, esteja frio ou calor). Esses efeitos são: prevenção do câncer do estômago e de doenças gástricas, prevenção do envelhecimento, aceleração do metabolismo, eliminação das toxinas encontradas no corpo e proteção contra os males do cigarro. Tudo isso é muito bom para os japoneses, já que existe um alto índice de pessoas com câncer de estomago e tabagismo no Japão.

Bem, historinha contada, vamos a receita do missoshiru que preparei hoje. Segue as fotos e abaixo a receita.







MISSOSHIRU

Ingredientes

- ½ macinho de cebolinha picada
- ½ cebola cortada ao meio e picada bem fininha em tiras
- ½ cenoura cortada bem fininha
- 2 ovos levemente batidos
- ½ tofu picado
- 1 porção de acelga picada (+ ou – 3 folhas)
- 1 porção pequena de moyashi (broto de feijão)
- ½ pacote de hondashi (tempero de peixe)
- 2 colheres (sopa) de misso
- 1 litro de água



Modo de preparo

Coloque a água em uma panela, quando ferver acrescente o tempero hondashi. 

Depois acrescente a cebola, cenoura, acelga e o moyashi. Deixe cozinhar por alguns minutos.

Quando os legumes estiverem quase cozidos, abaixe o fogo, pegue uma escumadeira e dissolva o misso com um garfo (como mostra a foto acima). Você pode dissolver o missô em água quente a parte e adicionar, mas eu acho mais prático assim.

Misture bem e aumente o fogo, acrescente o tofu e os ovos. Assim que colocar os ovos, espere alguns minutinhos antes de mexer, para que o ovo cozinhe no caldo. O ideal não é deixar que os ovos fiquem em pedaços grandes, é gostoso que ele se solte um pouco, mas não pode mexer de imediato, senão ele dissolve completamente no caldo e você nem o vê depois.

Deixe ferver um pouquinho, desligue o fogo e sirva de imediato. Na minha opinião, missoshiru é gostoso comer assim que fica pronto, bem quente.

Como disse eu amo missoshiru, não é todo mundo que gosta, mas quem quiser experimentar... Você pode colocar algas desidratadas também, fica uma delícia. E se preferir fazer com menos ingredientes também, fica a critério de cada um. Eu gosto de fazer também, apenas com cebola, ovos e cebolinha, que fica só um caldinho. Bom demais!!!

Espero que gostem...

Beijosss...

4 comentários:

  1. OHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!
    Você me surpreende a cada dia ...
    e esse mise en place lindo, com quem vc. aprendeu?
    rsrsrrs. brincadeira.
    Vc. é muito 10.
    Parabéns
    Te amo
    Ederli

    ResponderExcluir
  2. Você viu como eu fiz certinho!!! Comprei essa semana os pratinhos e potinhos para poder fotografar e colocar no blog!!!
    Obrigada pelo carinho de sempre Ederli!!!
    Beijosss...

    ResponderExcluir
  3. Olá! Vou levar sua receita pra minha amiga Andréia, que adora e que me apresentou as sopas com missô! E vou pedir pra ela fazer pra mim .hehe

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi Elaine!!! Saudades!!!
    Fico muito orgulhosa quando vejo você postar essas delícias...
    Não foi á toa que você ficou nota O (ótimo) no final do curso.Achou que fosse 0 (zero) né? rsrsrrs. Continue assim e conte comigo sempre para o que precisar, afinal, como eu disse no ultimo dia de aula... a partir de agora temos um laço eterno... que seja assim para sempre!!! Um beijo grande
    Fique com Deus
    Não some ok?
    Bjo Bjo

    ResponderExcluir

Comentários e críticas são muito bem vindos!!! Fiquem a vontade! Só não pode fazer bagunça!!!